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Entrevista a Uol


Receitas para despertar o gosto das crianças por coisas saudáveis



Criar hábitos saudáveis nos filhos pode ser uma tarefa difícil para muitos pais. Pensando nisso, a nutricionista Juliana Eiko Uyeno elaborou algumas receitas para despertar o gosto das crianças por alimentos saudáveis.


Segue abaixo as receitas, e ilustraremos ao lado cada uma com sua respectiva imagem:


1 - BOLO DE BANANA | Ingredientes: 2 bananas nanicas bem maduras; 2 ovos caipira; 1/4 de xícara de óleo de canola; 1 xícara de farelo de aveia; 1 colher (sopa) de fermento em pó; 1/3 de xícara de uvas passas pretas e 1/3 de xícara de castanhas-do-pará picadas. | Modo de preparo: bata tudo no liquidificador, exceto o fermento. Despeje a mistura em uma tigela e acrescente o fermento. Unte uma assadeira de bolo inglês com óleo de canola e farelo de aveia, e leve para assar em forno preaquecido a 200ºC por, aproximadamente, 30 minutos. Sirva com canela e mel. | Rendimento: 8 pedaços Imagem: Getty Images


2 - SORVETE DE BANANA COM CACAU | Ingredientes: 2 bananas maduras (prata ou nanica); 1 colher (sopa) de cacau em pó e 1 colher (sopa) de sementes de chia. | Modo de preparo: pique as bananas e as congele por três horas. Depois de congeladas, bata-as no liquidificador na frequência "pulsar", com o cacau e a chia, até que um creme se forme. Sirva em seguida. | Rendimento: 2 bolas Imagem: Getty Images


3 - PATÊ DE ATUM | Ingredientes: 1 lata de atum em água; 1/2 cebola pequena picada; 1 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem; 1 colher (sopa) de mostarda; 2 colheres (sopa) de queijo cottage; orégano, salsinha, cebolinha e pimenta calabresa a gosto. | Modo de preparo: escorra a água do atum e misture com os demais ingredientes. Sirva gelado. | Rendimento: 4 colheres (sopa) Imagem: Getty Images


4 - FRITADA DE ATUM | Ingredientes: 1 lata de atum; 1 lata de sardinha; 2 ovos caipira; 2 colheres (sopa) de aveia em flocos; sal marinho, cheiro verde, pimenta e orégano a gosto. | Modo de preparo: misture tudo e frite em uma frigideira antiaderente até dourar. | Rendimento: 1 porção, que pode ser dividida em até três pedaços Imagem: Getty Images


5 - BOLO DE CENOURA INTEGRAL | Ingredientes: 3 ovos; 1/2 xícara de óleo de coco; 1 xícara de mel; 2 cenouras descascadas e picadas; 2 xícaras de farinha de trigo integral e 1/2 colher de sopa de fermento em pó. | Modo de preparo: bata os ovos, o mel, a cenoura e o óleo no liquidificador. Despeje a mistura em uma tigela e acrescente a farinha e o fermento. Asse em forno preaquecido a 180ºC por 30 minutos ou até passar no teste do palito. | Rendimento: 10 pedaços Imagem: Getty Images


6 - COOKIES DE COCO | Ingredientes: 1 xícara de amêndoas trituradas, 2 xícaras de farinha de aveia, 3/4 de xícara de açúcar demerara; 3/4 de xícara de coco ralado sem açúcar; 1/3 de xícara de óleo de coco; 5 colheres (sopa) de leite e 1 colher (chá) de extrato de baunilha. | Modo de preparo: em uma tigela, misture os ingredientes secos. Em outra, junte o óleo de coco, o leite e a baunilha. Jogue a mistura líquida sobre os ingredientes secos e mexa tudo com uma colher. Faça os biscoitos e coloque-os em uma forma, que irá ao forno preaquecido a 180°C, por 20 minutos. Espere esfriar para retirá-los da forma. | Rendimento: 20 unidades Imagem: Getty Images


7 - MUFFIN DE CHOCOLATE | Ingredientes: 2 claras; 1 colher (sopa) de cacau em pó; 1 colher (sopa) de farelo de aveia; 1 colher (chá) de açúcar demerara; 1 colher (chá) de óleo de coco, 1 colher (chá) de fermento e 1 fio de azeite de oliva extravirgem ou de óleo de canola. | Modo de preparo: bata tudo no liquidificador, menos o fermento, que deve ser acrescentado quando o creme estiver homogêneo. Despeje tudo em uma forminha e leve ao micro-ondas por, aproximadamente, um minuto e 45 segundos. | Rendimento: 1 unidade Imagem: Getty Images


8 - BROWNIE PRESTÍGIO > Ingredientes: 2 vidros de leite de coco; 1/2 xícara de óleo de coco ou de azeite de oliva extravirgem; 1 e 1/2 xícara de cacau em pó; 2 xícaras de açúcar demerara; 2 xícaras de biomassa de banana verde; 2 ovos caipiras; 1 colher (sopa) de canela em pó; 1 pacote médio de coco ralado sem açúcar; 1 colher (sopa) de fermento em pó e 1 barra de chocolate 70% cacau. | Modo de preparo: bata na batedeira, por cinco minutos, o leite de coco, o óleo de coco ou azeite de oliva extravirgem, o cacau em pó, o açúcar demerara, a biomassa de banana verde, os ovos, a canela em pó e o coco ralado sem açúcar. Depois, incorpore o fermento em pó à mistura. Despeje a massa em uma forma untada com óleo e cacau, e asse por uma hora, em forno a 180ºC. Depois de pronto, derreta o chocolate e cubra o bolo. | Rendimento: 16 pedaços Imagem: Getty Images

É sua vez de se alimentar corretamente e com saúde!